O PODER DA MENSAGEM SUBLIMINAR I
Ela esta em todo lugar !!! É isso mesmo que você leu. – Em todo lugar ! Como as mensagens subliminares, ou ocultas são enxertadas ou inseridas na mídia em geral, de maneira tal que a percepção não seja consciente, teoricamente elas estão, ou poderão estar em todo lugar (sem que você perceba, é claro !). Objetiva-se, aqui, efetuar um panorama do estado da técnica das tecnologias de propaganda que têm por objetivo a transmissão de mensagens contendo estimulação subliminar cuja signagem, devido ao tempo de exposição, ritmo ou distribuição cromática-espacial-de escala, encontre-se dissimulada ou impossibilitando uma leitura consciente por parte do receptor. A metodologia empregada será a coleta, identificação e análise de espécimes midiáticos oriundos da Grafosfera e Videosfera, recorrendo-se a subsídios teóricos da Midiologia, Semiótica, Hermenêutica , Cibernética, Gestalt e Fisiologia Ocular, acrescidos da metodologia antropológica da Observação Participante no decorrer de quinze anos de pesquisa do objeto ”subliminariedade” nas comunicações e artes segundo um enfoque multimídia. Existem varias técnicas subliminares, cada qual endereçada a órgãos dos sentidos específicos, sendo os principais a visão e a audição. Os casos de imagens embutidas mais antigos nos levam até Leonardo da Vinci, artista e sábio italiano (1452-1519) que muitas vezes utilizava a pintura para registrar cenas ou traumas de sua infância. A primeira vista quando vemos um quadro, uma pintura ou uma foto não percebemos conscientemente uma outra imagem que esta “embutida”, ou em segundo plano. Em capas de livros, em sacolas, em revistas, em jornais, em quadros, em propagandas, nos filmes e desenhos animados, etc. Um bom exemplo de sua utilização são as campanhas de cigarro. O intuito maior das campanhas publicitárias é mostrar através dos esportes radicais, das aventuras surrealistas e de desafios inimagináveis, tudo aquilo que você gostaria imensamente mas não pode porque é fumante … A sinestesia de sons e imagens vêm na verdade preencher um vazio psicológico. O fumante fica impossibilitado fisicamente de fazer o que é mostrado nos comerciais, mas, se fumar aquela determinada marca, subliminarmente é como se ele tivesse fazendo. Ele geralmente não tem dinheiro para realizar todas as fantasias mostradas nos comerciais, mas se fumar este ou aquele cigarro, inconscientemente passa a viver estas fantasias como se fossem reais. Desta forma, fica cada vez mais difícil fazer a separação entre o que realmente está causando a dependência no indivíduo, até mesmo se ela é de natureza física devido à nicotina ou se é psicológica devido ao ‘vicio’ das imagens. O L&M é voltado para um público alvo cujo perfil é jovem, geralmente homens, que gostam de azul, gostam de música, especialmente o Rock. Isto explica as notas musicais nas nuvens e a ‘baqueta’ de baterista onde as placas estão fixadas e o apelo do Evandro Mesquita (cantor de rock) quando o cigarro foi lançado: “A gente se encontra na 66”.
A marca Marlboro, da Philip Morris, uma das mais valorizadas do mundo, ao lado da Coca, IBM, Microsoft, Shell, etc. tem sido objeto de estudo de um sem numero de estudantes e pesquisadores em todo mundo. É fato exaustivamente mostrado pela Internet, que o público alvo em questão é formado de brancos, cuja faixa etária pode variar de jovens a adultos mais maduros, geralmente intelectuais e homossexuais latentes. Você já parou para pensar no slogan da Marlboro ? – “Venha para o mundo de Marlboro…”. Você já reparou que nos comerciais do cigarro não existe mulheres ? Ora, no mundo de Marlboro não existem mulheres. Quase sempre são homens fortes, bonitos e cheios de vida. O homossexualismo latente reprime a vontade de manifestar publicamente seus desejos ou preferencia sexual. Logo, quando fuma Marlboro, ele ‘entra’ no mundo de Marlboro, e imediatamente começa a conviver com estes homens, rodeado de cavalos (o cavalo é um ícone sempre associado à força e virilidade) e da natureza. Psicologicamente para o fumante, o cigarro é uma ‘fuga’ inconsciente, ou seja ele pode fazer todas as coisas nas suas fantasias sem ser notado. Há muito tem se falado do ‘L’ e do ‘B’, que juntos formariam um órgão sexual masculino apontando para uma provável nádega vermelha. O cigarro, de acordo com uma informação que teria vazado da agência que preparava a campanha, teria a principio como público alvo o homossexual latente que gostaria de se relacionar com negros. Tenho analisado muito material do Marlboro e é realmente ‘abundante’ a quantidade de enxertos subliminares encontrados.
Propaganda Subliminar Multimída: O ESTADO DA TÉCNICA Muitas vezes vemos em filmes do cinema ou da televisão os personagens falando de lavagem cerebral, guerra psicológica, desinformação, hipnotismo e mensagens subliminares. A primeira vez em que vi uma explicação dos poderes da tecnologia de comunicação subliminar foi num episódio da série policial Columbo. Depois, vi filmes como They Live, do Carpenter, só tratando da manipulação subliminar, até chegar ao Arquivo X, no episódio ”Senha”, no qual são abordados os subliminares governamentais. Não é que foi chocante quando descobri que não era paranóia ou fantasia delirante, que as tais mensagens subliminares existiam mesmo e são empregadas para ensinar idiomas enquanto o estudante dorme, para vender produtos e até eleger Presidentes da República, e que subliminar era tema de sérias e caras pesquisas universitárias em todo o mundo?! Por definição, subliminares são as mensagens que nos são enviadas dissimuladamente, ocultas, abaixo dos limites da nossa percepção consciente (medidos pela Ergonomia) e que vão influenciar nossas escolhas, atitudes, motivar a tomada de decisões posteriores. Subliminares são mensagens que entram na nossa mente de contrabando, como um vírus de computador que fica inerte, latente, e só é ativado na hora certa. A Teoria Subliminar remonta ao filósofo grego Demócrito (400 a.C.) e é descrita por Aristóteles, Montaigne, pelo físico brasileiro Mário Schenberg, pelo filósofo da linguagem VilemFlusser e vários outros. Os efeitos dos estímulos sensoriais imperceptíveis conscientemente vêm sendo medidos pela Psicologia Experimental, até que, em 1919, o Dr. Otto Poetzle (ex-discípulo de Freud) prova que as sugestões pós-hipnóticas têm o mesmo resultado prático dos estímulos subliminares para alterar o comportamento humano. Estas pesquisas saem da universidade para afetar a nós, cidadãos-eleitores-consumidores, em 1959, quando o publicitário Jim Vicary coloca um taquicoscópio (projetor de slides, nome cuja origem vem de táquios = velozes, como o estroboscópio anteriormente criado) no filme Picnic, estrelado por Kim Novak, projetando frases (como ”drinkCoke”) numa velocidade de 1/3000 de segundo, imperceptíveis pela consciência, aumentando assim as vendas do refrigerante. Tal experimento foi denominado Experimento Vicarista. Nos anos 70, a tecnologia subliminar é adaptada à mídia televisão em um frame (1/30 de segundo) no jogo infantil Kusher Du, obtendo ótimos resultados. A partir de então, capas de revistas, fotos de anúncios publicitários e propaganda eleitoral passam a empregar indiscriminadamente subliminares… até serem denunciados por um Ph.D canadense, o psicólogo Wilson Brian Key, em uma série de livros corajosos e polêmicos, apoiados pelo criador do termo Aldeia Global, o teórico de Comunicação McLuhan, que prefaciava suas obras.
Fisiologicamente, o olho humano tem umas células chamadas bastonetes, que formam a visão periférica (chamada de fundo, pela psicologia da Gestalt), e outras chamadas cones, que constituem a fóvea, nosso foco de visão consciente (figura, na Gestalt). Tudo o que é percebido pelo consciente-foco-fóvea-cones-figura… é o subliminar-inconsciente-bastonetes-fundo! O mesmo princípio aplica-se ao ouvido: o fundo musical, que dá o ”clima” de anúncio publicitário ou filme de terror, é subliminar enquanto você estiver focalizando atento a fala e os gestos do ator-personagem. Houve até um jingle brasileiro feito para os automóveis Chevrolet cujo ritmo melódico era em um ciclo de 72 batidas por minuto, o que provocava, subliminarmente, memórias inconscientes no ouvinte do ritmo cardíaco da mãe o amamentando, persuadindo-o a amar e sentir-se protegido pelo automóvel-mamãe. Este jingle fazia o consumidor regredir a um estágio psicológico infantil, chantageando-o a comprar e criando o desejo pelo carro anunciado, de modo a fazê-lo sentir-se culpado por não poder comprá-lo. É possível que tal fato provocasse danos psíquicos perceptíveis ao consumidor e conseqüências sociais imprevisíveis. Hoje, as telenovelas usam o merchandising, inserindo os produtos (motos, sorvetes, sandálias, bancos, perfumes, roupas, etc.) na narrativa de modo aparentemente inocente e inofensivo. Mas estas aparições são muito mais caras que as inserções comerciais normais – caras por terem efeitos maiores e melhores sobre o consumidor. Por outro lado, grandes empresas colocam vírus nos computadores que fazem piscar na tela (efeito flicker) frases como ”trabalhe mais rápido”, para aumentar a produtividade dos empregados. Também supermercados instalam som ambiente com as frases ”sou honesto” e ”roubar é errado”, a fim de reduzir os índices de furtos entre os clientes, e bancos agem de forma semelhante para estimular aplicações financeiras. Sabendo disto tudo, eu fiquei meio descrente do potencial humano em resistir a toda esta massificação, a essa lavagem cerebral, guerra psicológica subliminar que nos bombardeia por todas as mídias: do cinema e TV às revistas e outdoors, passando pelos computadores, vitrines de lojas e palanques políticos. Diante disto, fiz então pós-graduação na USP e tive nota dez com distinção ao provar o perigo da propaganda subliminar, denunciando o risco psico-social desta tecnologia da Comunicação que ignora nossa vontade, nossa cidadania e liberdade de escolha.
A propaganda subliminar nem mesmo é citada nas leis, NADA A PROÍBE NO BRASIL, mas, por um processo de hermenêutica-interpretação, propus que se aplique aos casos dela o artigo 20 do Código de Ética dos publicitários, que diz que as mensagens publicitárias devem ser ostensivas e assumidas (o merchandising subliminar é anti-ético, pois ostensivo e dissimulado), assim como também o artigo 36 do Código de Defesa do Consumidor, que proíbe anúncios disfarçados, dissimulados. Denunciar o subliminar, antes até mesmo de ser uma questão de cidadania, é uma questão de humanidade, humanismo. Pois a liberdade de escolha e autonomia definem uma forma de vida inteligente, e a manipulação subliminar fere os valores que nos tornam dignos do nome humanos. A manipulação subliminar é uma afronta aos direitos humanos e aos ideais humanistas dos sofistas (segundo os quais o Homem é a medida de todas as coisas), de renascentistas como Leonardo da Vinci, às idéias pregadas pela Revolução Francesa e a liberdade de buscarmos a própria felicidade. Nem todo subliminar é mau e nocivo; veja, além das artes, os subliminares didáticos e terapêuticos para curar fobias e trauma psíquicos. Toda tecnologia é um instrumento e, por isto, neutra em si mesma. Importante é o uso que os homens fazem dela – este sim pode ser valorado como bom ou mau.
O NET SUBLIMINAR-TELEMÁTICO Após dez anos pesquisando, eu fiquei curioso sobre os efeitos da tecnologia subliminar e coloquei em prática um projeto de pesquisa em computador ligado à rede, usando sistema brasileiro VIDEOTEXTO (VDT) via EMBRATEL. O VDT (chamado Minitel, na França) é um sistema de comunicações telemático (combinação de Telecomunicações com Informática), que emprega a conexão intermídia telefone-computador-televisão para o envio de mensagens visuais. Criado na Inglaterra (onde é chamado de Teletext) pelo engenheiro Sam Fedida em 1972, o sistema VDT foi simplificado e popularizado na França em 1978, sendo posteriormente implantado no Brasil em 1982. A principal característica do VDT é a possibilidade de interatividade, de obter respostas dos usuários através de diálogos, rompendo o monólogo dos meios de comunicação de massa convencionais. No VDT, há a possibilidade do usuário intervir diretamente na mensagem que recebe, online, via rede. Esta característica, porém, é pouco explorada no Brasil, onde o sistema é mais ”lido” como jornal eletrônico, havendo poucos programas realmente interativos além dos famosos Videopapos, serviços multi-usuários que permitem bate-papos online. No Laboratório de Telemática da UNISANTOS (Universidade Católica de Santos), coordenado pelo Prof. Sílvio Ênio Bergamini Filho, houve até 1995 uma emissora-Fornecedora de Serviços (FS), subordinada à TELESP, que distribuía vários tipos de serviços/mensagens para terminais de VDT domésticos e empresariais ao nível nacional. Dentro do espaço editorial do programa Videozine, editado por Paula Prata Vandenbrande, preparei um projeto de instalação de subliminares, que foi aprovado pelo Coordenador Bergamini e posto no ar em março de 1991. O objetivo deste programa era conseguir que o usuário respondesse aos estímulos do programa, via teclado, aumentando sua interatividade e tirando-o da passividade apática, monológica, comum aos usuários do sistema. O usuário, dispendendo mais tempo em suas respostas, conseqüentemente aumentava a audiência, que era medida por número de acessos, e assim o lucro da Universidade. A metodologia usada foi a criação e adaptação da tecnologia subliminar para o software francês. Estimava-se, ao final do experimento, um aumento de 10% (dez por cento) de acessos. Entre outras técnicas, desenvolvemos a tritela, que consistia numa tela tripla (três varreduras de página seguidas) na qual o subliminar piscava durante a construção (varredura) da tela. Outro dos efeitos subliminares obtidos foi o flicker (efeito pisca), além da diagramação com cores complementares e textos blocados segundo a orientação dos hemisférios cerebrais dos usuários. Foram usadas como subliminares frases como ”Reaja”, ”Digite-me”, ”Toque-me”, de modo que ficassem praticamente imperceptíveis ao usuário.
O número de respostas obtido foi enorme. O programa Videozine tornou-se um ”Mural Eletrônico”, editando material enviado espontaneamente pelos usuários, a ponto de ser preciso triplicar o espaço de memória do programa, gerando imitadores em emissoras concorrentes. Ao final do primeiro mês de uso intensivo de subliminares, a TELESP registrou um aumento de acessos da ordem de 90% em relação ao mês anterior(Fonte: Relatório Estatístico TELESP do Videotexto do Brasil, março a maio de 1991). Foram superados os objetivos, pois o aumento final de acessos foi da ordem de 550% em relação aos meses anteriores, ultrapassando a estimativa de 10% (objetivo do experimento). O sistema VDT da UNISANTOS tinha 200 acessos por mês em fevereiro/91, e em abril contava com 1.100 acessos mensais, número mantido em maio do mesmo ano, provando estatisticamente o poder dos subliminares. Para conhecer maiores detalhes sobre a experiência, consulte o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Paula Prata Vandenbrande, 1991, arquivado na Faculdade de Comunicação da UNISANTOS (curso de Jornalismo), que documenta com ilustrações e disquetes todas as etapas da experiência
Aspecto Moral e Legal Em países desenvolvido existem leis que proíbem varias técnicas existente do SUBLIMINAR, mas no Brasil não existe regulamentação nem lei nenhuma e por isso mesmo igrejas (de modo geral) , políticos, vendas por “piramide”aonde se deve convencer todo mundo que vc conhece a ser um distribuidor(geralmente cosméticos e produtos alimentares) e a mídia entre outras tem usado e abusado , somente o conhecimento publico pode inibir o uso indiscriminado e perigoso do subliminar. O banner acima é subliminar, você poderia estar sendo induzido caso eu estivesse usando de má fé, aqui apenas tento induzi-lo a acreditar é divulgar com frases “durma relaxe acredite divulgue obedeça” imperceptível ao olho mas perceptível ao subconsciente, mas este é uma técnica pouco eficaz que pode ou não “vir atona”algum dia (depende da pessoa) sem maiores danos , infelizmente hoje com a atual tecnologia existem sofisticados aparelhos subaudiveis/visuais , ondas de radioetc….que fazem o experimento do Jim Vicary parecer brincadeira de criança. Jim Vicary fez um experimento em 1956 em New Jersey durante a projecção do filme Picnic aonde se usou taquicoscópio que emitia um slide com a frase .DRINK COKE. numa velocidade de 1/3000 de segundo que era sobreposto ao filme ( 24 fotogramas por segundo ), rápido demais para ser percebido pelo consciente , mas absolvido pelo subconsciente e a consequência foi um aumento de imediato nas vendas na ordem de 57,7% da COCA-COLA. Hoje o caso mais recente foi a do POKEMON ( terça-feira, 16 de dezembro de 1997)aonde mais de 650 pessoas(de 3 a 57 anos) maioria de crianças no Japão tiveram, ataques convulsivos, vômitos, hemorragias, olhos injetados, vertigens, desmaios , cientificamente conhecido como Epilepsia sensível cromática: uma variante de epilepsia fotossensível , este causado por uma cena aonde a quantidade de piscadas com as cores (vermelho/branco/azul) por segundo maior que a capacidade que o celebro pode absolver causaram um “tilt” no celebro, Quando os telejornais repetiram as cenas do desenho, nova onda de internações, na mesma noite.12.950 estudantes faltaram às aulas nos dias seguintes(somente em tokyo). Técnica hipnóticas , de forte estímulo visual para prender a atenção, experiência desastrosa, mas já aperfeiçoada , e nunca divulgada pelos noticiarios normais ao publico. Tentam nos induzir subliminarmente sem se preocupar com as consequências , apenas o fato de ser uma técnica usada para que o nosso consciente não perceba mostra que existem objetivos obscuros , o que podemos fazer e divulgar para que o maior numero de pessoas tomem conhecimento do assunto, mesmo que não acreditem, como querem os que utilizam essa técnica , dizendo ser ridículo, absurdo é SUBLIMINAERMENTE fazer acreditar que passaremos a ser visto como “pouco serio” caso comentemos o assunto, apenas o fato de ser do conhecimento de maior numero de pessoas podem inibir o uso por alguns com mais caráter . Existe comentários ( não comprovado) de um equipamento de última geração chamado IMPE CONTROL REVER L12M4000hrz (modelo Americano) este aparelho é conectado via Cabos na torre transmissora da Rede de TV e trabalha junto com todas as imagens em movimento num angulo inferior e centralizado no monitor da tela da TV (qualquer modelo e marca de TV), que recebe o “BOMBARDEIO” através de sua antena e é prontamente captado pelo olho dos telespectadores, que á principio nem tomam conhecimento e nem mesmo sentem o que está acontecendo(aqui deixarei de citar os nomes das emissoras que estariam utilizando por não ser comprovado) .
Lembre-se: Reparem nos comerciais diversos (intervalos de novela, filmes, etc…) o som aumenta bruscamente. Você já reparou isso? O som dos comerciais é sempre mais alto do que o programa que você está assistindo , em casos mais graves os efeitos colaterais podem ser perda crescente e grave de visão;insónia; perturbação mental (irreversível); vómitos e espasmos; ataque cardíaco; derrame cerebral; nervosismo, deficiência de personalidade, sono e lentidão dos movimentos, envelhecimento precoce (irreversível), falta de vitaminas E, B e A; perda do apetite;impotência sexual (irreversível), tremor nas mãos, dificuldade para falar (língua parecendo que está se enrolando) , diarreia, catalepsia, desmaios, desânimo, queda ou aumento da pressão arterial e por fim a morte podem ser ( mas não necessariamente)o uso do IMPE CONTROL REVER L12M4000hrz , ou em palestras longas com apenas um cafezinho ou algo doce , discursos ritmados , sons e luzes piscando serve para alterar o nosso estado emocional , para nos preparar para sermos induzidos , são algumas das características que indicam o uso do subliminar que somos bombardeado todos os dias.
Subliminar Visual As imagens são captadas pelos olhos, que fazem mais de 100 mil fixações conscientes por dia. Numa fração de segundo esta imagem é invertida pelo nervo óptico e enviada ao cérebro (hipotálamo) para ser processada. O núcleo desta área, exerce controle de atividades das mais importantes do organismo, como o sono, temperatura do corpo, metabolismo da água, etc. I – O indivíduo é exposto a um estímulo visual erótico (ícone). II – A imagem erótica é processada no hemisfério direito do cérebro (Sperry) III – A imagem erótica causa reações no cérebro, excitando a fisiologia do aparelho reprodutor. (McLean). Com o taquicoscópio (projetor de alta velocidade), provou-se que o cérebro reage a imagens projetadas a uma velocidade de exposição de até 1/3000 de segundo ! Vale transcrever aqui a experiência sobre resposta emocional a imagens do Dr. Roger Sperry, prêmio Nobel de Neurofisiologia e Anatomia de 1981. A equipe de Sperry projetou uma fotografia de modelo despida da Playboy no campo visual esquerdo de um paciente operado da secção do corpo caloso, órgão que une os 2 hemisférios do cérebro, a uma velocidade que não permitia a visão consciente. Lembramos que o nervo óptico é cruzado, ou seja, o olho esquerdo envia informações ao hemisfério direito do cérebro. O paciente sorriu embaraçado sem entender o porquê daquela sensação ao mesmo tempo que os aparelhos registravam alterações nos seus registros, provando a sua excitação.
Visão Periferica Os nossos olhos focam sempre o objeto principal das imagens, seja na TV, nos quadros, paisagens, etc. As células responsáveis são chamadas de cones, responsáveis por um angulo de aproximadamente 20 graus de visão central, enquanto que a maior parte de nosso mundo visual está na área que chamamos de visão periférica realizada por células do tipo bastonete. Geralmente são estas imagens que são captadas a nível subliminar, ou seja , são remetidas automaticamente ao nosso cérebro, a nossa mente, em nível inconsciente, involuntário
Origem O registro escrito mais antigo sobre influência subconsciente, que se conhece está escrito no livro de Gênesis, escrito por Moisés (primeiro livro da Bíblia), onde lemos a história entre Jacó e seu tio Labão. Jacó, após trabalhar vários anos de graça para ele, faz um acordo aparentemente inviável e totalmente favorável a seu tio, No contrato constava que toda cria do rebanho sob seus cuidados que nascesse listrada, salpicada e malhada seria sua, como forma de salário e todas de peles lisas continuariam de Labão. Dada a dificuldade de ocorrerem estes casos, Labão que era seu sogro, aceita prontamente a proposta. Jacó, inspirado divinamente, coloca nos bebedouros e nas bicas de água, varas de álamo, aveleira e castanheiro, descascadas de tal forma, que aparecia a parte clara dos caules em forma de listras, malhas, etc. “E concebia o rebanho diante das varas, e as ovelhas davam crias listradas, salpicadas e malhadas”. Ou seja, ao beber água, a imagem das varas que não era focada conscientemente, ficava registrada nos seus subconscientes repetidas vezes durante o dia. Esses estímulos subliminares, eram remetidos diretamente ao ventre das fêmeas, interferindo na formação genética dos embriões. Jacó, tornou-se desta forma, um dos homens mais prósperos da época.
Na Televisão A primeira experiência oficial com mensagem subliminar, ou seja, com estímulos que não se percebem conscientemente, na televisão foi realizado em 1974. Sam McLoud, da Telecast, fez 4 inserções da frase ‘GET IT’ num filme publicitário do jogo “Kusker Du”. O comercial , que foi veiculado antes do Natal, com a mensagem ‘escondida’ – compre-o, projetada numa fração de segundos e repetida 4 vezes dentro do anuncio, foi o responsável pelo aumento inesperado e considerável das vendas do brinquedo. McLoud, defendeu-se alegando que o governo americano não teria definido o que era subliminar, e que, a proibição teria sido arbitrária e sem critérios. De lá para cá, grande foi o avanço da utilização das mensagens subliminares na TV, geralmente sob o nome de ‘merchandising’. Convencionou-se chamar de ‘merchandising’ toda vez que um produto ou idéia aparece na TV, cinema, teatro, revistas e mídia em geral, em sua situação normal de consumo ou utilização, sem declaração ostensiva de seu nome, marca ou registro. A Rede Globo por exemplo, como não pode aumentar o numero de comerciais nos intervalos, faz com que seu faturamento com o ‘merchandising’ cresça a cada dia. (Jornal da Tarde-09/set/83). Você não acha isto lamentável ? “No meio publicitário, é considerada antiética e até proibida a propaganda subliminar… mas há formas sutis de propaganda subliminar, que podem vender de tudo – idéias, conceitos, ideologias, desejos – sem que nenhuma lei possa impedir”. (Jornal A Tribuna, de Santos-12/jul/89). Fica mais fácil entender agora porque foi considerável o aumento do consumo de cachaça no Brasil, principalmente ‘Saramandaia’ depois que a novela foi ao ar, ou o aumento de casos de meninas e adolescentes grávidas depois que Xuxa admitiu realizar seu grande sonho de ser mãe (sem necessidade de casar-se para isso). São muitos os casos de inserção de mensagens na TV, citaremos alguns mais conhecidos: -A campanha publicitária do jeans da marca ‘Staroup’, não tinha muita verba para aplicar em propaganda, de acordo com declaração de Livio Ragan, na época. Foram feitas varia s inserções da marca em forma de letreiro luminoso, piscando intermitentemente enquanto a atriz principal da novela da Globo, ‘Dancing Days’ – Sônia Braga dançava. Trata-se de uma técnica subliminar utilizada em toda mídia, que consiste em fazer com que a visão da pessoa se concentre no centro ou foco de atenção, chamada visão fóvica, enquanto todo o fundo ou segundo plano fica desfocado, também chamado de visão periférica. Logo, quando a atriz dançava sensualmente, seu corpo era focado pela fóvea, e a marca, no fundo piscando era registrada pelos células chamadas bastonetes, da visão periférica. Conclusão: a fábrica que produzia 40 mil calças mensalmente até 1979, passou a produzir 300 mil calças mensais depois da estréia da novela. (Propaganda Subliminar Multimídia-Flávio Calazans). -Outros exemplos: Toalhas Artex, onde o ator aparecia saindo do banho utilizando.
O PODER DA MENSAGEM SUBLIMINAR II
Você ainda acredita em coincidência e Papai Noel ? Já vimos que não só produtos podem ser vendidos através de mensagens subliminares, mas também ideologia e crimes ! Preste atenção nas declarações de Aguinaldo Silva, 57 anos, um dos novelistas mais importantes e mais bem pagos do país, autor dos maiores sucessos de Ibope da televisão como Roque Santeiro, Tieta, Pedra Sobre Pedra, Fera Ferida, Vale Tudo e Suave Veneno. Aguinaldo, homossexual assumido, já vendeu de tudo no horário nobre: pedofilia, aborto e homossexualismo ! Você não acredita ? Lá vai: “Em Tieta, existia o personagem Coronel da Tapitanga, vivido por Ary Fontoura, que era pedófilo. Que comprava menininhas para criar. É uma história que não existia no livro de Jorge Amado, que foi inventada por mim e que era delicadíssima. Era pedofilia. As pessoas viram aquilo e não ficaram chocadas. Pode-se falar de qualquer coisa na televisão e nas novelas, desde que se leve em conta que se está escrevendo para 60 milhões de pessoas. Agora mesmo a personagem da Glória Pires em Suave Veneno fez um aborto. A Igreja não teve nenhuma reação”. (Revista Isto É-09/ago/99). Aguinaldo, que em ‘Torre de Babel’ já havia retratado o romance vivido por duas lésbicas, ainda ganha para fazer estas coisas, e não é pouco: são mais de 60 mil reais por mês ! Agora, preste mais atenção ainda nas declarações feitas pelo ator KaduMoliterno, 47 anos, da Rede Globo, que tem toda a sua carreira associada às emissoras de TV, desde que estreou há 29 anos em ‘As Pupilas do Senhor Reitor’: “Ela (a TV) só se preocupa com a guerra suja do Ibope e se esquece de educar as crianças. Não deixo meus filhos assistir nem às minhas novelas. São cheias de maus exemplos ! Ele não permite que seus filhos assistam a programas superconhecidos das crianças de sua idade (2, 5 e 7 anos), como: Planeta Xuxa, Angel Mix e personagens como Tiazinha e Ratinho.(Revistas Ana Maria e Contigo). Os programas infantis, que freqüentemente mostram dançarinas seminuas, apresentadoras sensuais, entrevistas maliciosas e piadas picantes, geralmente relacionadas à sexo, induzem as crianças à imitação e terem um comportamento semelhante. “…É preciso também ficar atento quando sua filha começa a se identificar com Xuxa, Angélica ou outros ídolos criados pela televisão… A menina que traça esse tipo de programa como padrão de comportamento está desenvolvendo um desejo sexual de uma garota de 16 anos. Ela já sabe o que é uma relação sexual ou um beijo na boca. O que os pais têm de fazer é questionar essas fixações e oferecer outros modelos”. (Carlos M.Alvarez, professor e psicanalista que estuda o tema há 8 anos) Crianças de menos de 2 anos não devem ver TV, e as crianças maiores e os adolescentes não devem ter TV no quarto. Essas são algumas das recomendações de um estudo divulgado na semana passada pela Academia Norte Americana de Pediatria. De acordo com o estudo, a TV pode afetar a saúde física e social dos jovens. No caso dos bebes, a TV não é indicada pois é uma atividade na qual há pouca interatividade com os pais e com outras pessoas. A educadora Peggy Charren, da Ação pela TV das Crianças, entidade que luta por uma melhora na qualidade da programação da televisão dos EUA, engrossa o cor que recomendam aos pais que não deixem seus filhos ver TV antes dos 2 anos. (Folha de S.Paulo-10/ago/99) E o que falar da influência dos “Teletubbies” ? Os personagens do seriado infantil inglês viraram ícones gays em quase todo mundo. Entre todos os personagens da série ,TinkyWinky é o favorito dos homossexuais. Ele tem na cabeça um tipo de antena em forma de triângulo de cabeça para baixo, que dentre tantos significados, simboliza o movimento G.L.S (Gays, Lésbicas e Simpatizantes). Além disso, é de cor roxa, com a qual os homossexuais se identificam bastante e para completar ainda carrega uma bolsinha, evocando o estereótipo. Na série, ela é a sua ‘mala mágica’. Repare que é um personagem masculino, porém fala fino e tem trejeitos efeminados. (Revista Veja 12/mai/99) Certamente você deve estar se lembrando de Gasparzinho, o ‘fantasminha camarada que nunca teve namorada; ou quem sabe de Robin, o ‘menino prodígio’ e seu companheiro Batman, o ‘homem morcego’, que se comportavam como casal !
Nos Vídeos A primeira experiência com mensagem subliminar no cinema oficialmente ocorreu em 1956. Este fato veio a público por meio de uma publicação no jornal ‘Sunday Times’ de Londres, em 10 de junho de 1956, através de seu correspondente em Nova York. Jim Vicary instalou em um cinema de Nova Jersey um segundo projetor, que tem capacidade para projetar imagens com a velocidade de 1/3.000 de segundos, ou seja, totalmente imperceptível conscientemente aos olhos humanos. Este aparelho projetou as frases ‘EatPopcorn’ e ‘Drink Coke’ respectivamente, sobre a tela, durante a projeção do filme “Picnic”, com Kim Novac (‘Férias de Amor’ no Brasil). Observou-se um aumento considerável de vendas dos dois produtos. A experiência se repetiu novamente poucos dias depois, e os dados oficialmente `computados registraram que a mensagem escondida e percebida inconscientemente “Beba Coca” provocou um aumento das vendas do refrigerante da ordem de 57,7 % e “Coma pipoca” da ordem de 18,10 % no consumo de pipocas. Alguns autores e pesquisadores nesta área tem se confundido ao classificar a experiência de Vicary como a de ”inserção de imagens” usada pela Disney nos desenhos animados. Esta técnica consiste em inserir ou ‘esconder’ uma imagem a cada 24 quadros por segundo, que é o mínimo que o olho humano precisa para ter noção do movimento. A técnica de se inserir mensagens comerciais dissimuladas de produtos no cinema e televisão é comumente chamada de ‘merchandising’ (lê-se: merchandáising). A técnica não é nada recente. Na década de 30 o cinema americano já se utilizava deste artificio para cobrir parte ou até a totalidade dos custos de produção. No Brasil, desde o tempo da ‘Cinédia’ ou ‘Atlântida’ vários produtos eram anunciados nas cenas das chanchadas em troca de ajuda financeira para cobertura de despejas nas filmagens. (vide revista Marketing-jul/87) O cinema tem sido responsável também pelo crescente aumento da delinqüência e violência juvenil. De acordo com Luiz Gondim, psiquiatra, há uma indefinição, uma imaturidade própria da idade. Na falta de um referencial, os jovens imitam os personagens de Van Damme, Stallone, entre outros, dos filmes violentos. A mídia é responsável por esta geração violenta. Os personagens das novelas são sempre mau caráter. São estes valores que crianças e jovens estão recebendo. O que você vê nos Shoppings são mães imitando a moda da programação da TV, com as filhas vestidas a caráter. A psicóloga Loren Bisk, que lida com assuntos religiosos, diz que ‘estamos diante de uma conhecida revolta de adolescentes, movidos por radicalismos. Segundo ela, o fundamentalismo religioso explica o satanismo infantil, comum aos criminosos. H á vinte anos atrás, o filme “O Exorcista” viria revolucionar todo conceito sobre suspense, terror, medo e sadomasoquismo já levados às telas. Como explicar que até as cenas silenciosas pudessem causar um suspense tão palpitante? Por que cenas de possessão e exorcismo tão reais como nunca vistas antes, foram tão imitadas ou copiadas por dezenas de outros filmes que o sucederam? Deveria haver algo por trás, algo que não vemos, manipulando o subconsciente . E o que dizer do “Silencio dos Inocentes”, filme produzido pela Orion, estúdio as portas da falência e que , com um investimento ínfimo se comparado as superproduções de Spielberg, consegue arrebatar o “Oscar” de melhor filme, melhor diretor, melhor ator, melhor atriz e melhor roteiro adaptado?
E na nossa sociedade, como explicar a crescente dissolução das famílias, a rebelião contra a sociedade e as leis, o distanciamento cada vez maior das coisas de Deus, as tatuagens e marcas cada vez mais presentes nos jovens e adolescentes (quase sempre figurando simbologias ocultistas) ? Como explicar o interesse compulsivo em músicas “heavy metal”, drogas, bebidas, livros e revistas ocultistas, vídeos, programas de TV e filmes de terror? E a mudança cada vez mais nítida de comportamento psicossocial como depressão, medo, insônia, imoralidade, explosões de ira, pesadelos e calafrios, queda acentuada no comportamento e aproveitamento escolar? E o aumento assustador nos índices de homicídios e suicídios entre jovens e adolescentes? Sim, havia e há muita coisa por trás de tudo isto, algo que escapa do nosso controle consciente: as Mensagens Subliminares.
Nas Histórias em Quadrinhos Há muito tempo as histórias em quadrinho fazem parte do nosso dia a dia, e, talvez por esta razão não tenhamos percebido que além de um simples lazer elas são também um potente meio de propaganda comercial, educativa, política, ideológica, religiosa, etc. As histórias, harmonizando texto e imagem, grafismos, cores transportam o leitor desde a mais tenra idade, a um mundo de fantasia. Neste mundo, na maioria das vezes, o aficcionado se desliga da sua realidade e passa a viver a utopia das histórias, como personagem principal, coadjuvante ou apenas como simples ‘carona’, numa viagem ao mundo primitivo, ao velho oeste, ou até mesmo a uma excursão interplanetária.As mensagens nas HQ podem ser consideradas subliminares, devido ao fato de que o leitor se ‘prende’à emoção do texto, focando praticamente só os balões onde estão inseridos, enquanto a visão periférica capta as imagens de relance, lançando seu conteúdo ao subconsciente. As histórias em quadrinhos tanto podem educar, como também podem ‘ensinar’ como fazer um pacto com o diabo ! E a história se repete…, a violência volta a ocupar praticamente todo o espaço na mídia. A violência é fruto principalmente da rebelião do individuo aos valores e conceitos sociais, morais e políticos de uma sociedade. Foi a partir dos anos 50 que estes aspectos de rebeldia marcaram de maneira muito profunda toda cultura jovem não só norte-americana, mas mundial. Estes jovens viveram e cresceram dentro de uma sociedade consumista e materialista, tendo como pano de fundo, as cenas recentes ainda muito vivas e todas as consequências cruéis da 2a Guerra Mundial. A música (rock) foi, sem dúvida, o grande meio de catalização, como linguagem única da juventude, capaz de expor e traduzir todos os seus anseios e conflitos, provocados pelas desigualdades sociais e raciais, problemas existenciais, lares desfeitos e desajustados, reflexos e sequelas impiedosos da guerra. A música, antes da década de 50, era bifurcada em 2 grandes mercados: a chamada música para brancos, produzida por grandes gravadoras para um público nacional, constituída de música erudita e romântica e a música para negros (o blues e o rhythmand blues), produzida por gravadoras menores, para um público bem menor. Por sua vez, o “country-and-western”, música caipira dos brancos pobres, de natureza folclórica e origem rural, era tão marginalizada quanto à dos negros. A fusão destas tendências musicais, que veio a se chamar de rock’n’roll, de estilo contestatório, foi ‘adotada’ pelos jovens de classe média branca, como forma de se rebelar contra os padrões sociais estabelecidos na época, por seus pais. A industria cultural norte-americana percebendo o emergente mercado que se abria com o rock e sua filosofia de vida, investiu pesado nos cantores brancos, uma vez que o mercado nacional relutou no início para aceitar o seu estilo agressivo, lançando Bill Halley e em seguida, Elvis Presley (nos Estados Unidos), e os Beatles (na Inglaterra, depois de l962). O cinema, importante meio de formação de ideais e valores da época, não ficou de fora neste processo. Já havia sido lançado o filme “The wildone” (O Selvagem) em l953, com Marlon Brando que retratava o choque entre a sociedade organizada e uma juventude “selvagem” e sem rumo. Em 1955 lançou “Rebel without a cause” (Juventude Transviada) com James (Jimmy) Dean, que tratava dos jovens “rebeldes sem causa” da época. Mas foi com o filme “BlackboardJungle” (Sementes da Violência) também com James Dean, de l955, com a trilha “Rock aroundtheclock” de Bill Haley, o já então hino de guerra dos jovens, que a verdadeira ‘semente da violência’ seria lançada, como uma verdadeira bomba no universo mental dos adolescentes. James Dean, o maior mito do cinema da época, foi ‘idolatrado’ e imitado por toda uma geração, como símbolo de rebeldia contra a sociedade consumista e tradicional. Logo, todos estavam usando o mesmo estilo de corte de cabelo, jaquetas de couro e jeans como uniforme. “Coincidentemente”, na mesma época era lançado o livro “The Doors ofPerception” (As portas da percepção) de Aldous Huxley, que prestigiou o consumo de drogas alucinógenas (daí o nome do conjunto de rock “The Doors”). Dean morreria quatro dias antes da estréia de seu filme em Nova Iorque, num desastre automobilistico, sem sequer imaginar a influência maléfica que representara à esta geração. A rebelião se tornou o tema principal das músicas, em especial do rock, e a violência a linguagem universal usada pela juventude até os dias de hoje. Definitivamente a ‘semente da violência’ encontrou solo fértil. As normas morais e os padrões de condutas sociais estavam rompidos, a juventude mergulhava de ‘cabeça’ nas bolinhas, nas bebedeiras, no LSD e suas visões cósmicas e alucinógenas, nas experiências e depravações sexuais. Podemos classificar a rebelião em 5 temas principais: violência, sexo, drogas, ocultismo e hedonismo. Estudaremos em primeiro lugar a violência. Um médico, ao pesquisar por que havia tanta violência nos shows de rock, descobriu que o hormônio que é injetado no sangue quando uma pessoa se zanga é o mesmo produzido quando uma pessoa ouve rock.1 A violência na música atingiu seu clímax com o movimento Punk que, carregado de crueldade e sadismo, é contrario a todos os princípios aceitos pela sociedade. O Punk-Rock é mais que um estilo de música, é também uma filosofia de vida, de comportamento. Seus seguidores colocam correntes, brincos e alfinetes espetados nos mais diversos locais do corpo. Foi o grupo Sex Pistols que inaugurou o punk-rock com todo tipo de insultos, agressões e obscenidades
Citaremos em seguida várias letras de músicas abrangendo o tema, pois os efeitos da música se tornam mais maléficos, quando reforçados pela mensagem da letra e influência da personalidade dos artistas. Citaremos também alguns trechos de entrevistas e declarações contendo referencias à violência e rebeldia na musica popular em geral, dadas por pessoas que, de alguma forma estão envolvidas no mundo da música(várias delas já falecidas).
Alice Cooper – Declarou: “Rebelião é a base para o nosso grupo. Alguns dos jovens que nos escutam realmente são dementes; mas eles olham para nós como herói porque seus pais nos odeiam tanto”. Às vezes corta a cabeça de um cachorro no palco e a joga para a platéia, que fica louca para pegá-la, com o sangue ainda saindo. Outra vez fez o mesmo com um bode, só que jogou os intestinos na platéia.
Allen Lanier – Um integrante do grupo “Blue Oyster Cult” declarou: “Rock andRoll tem emoções realmente violentas… Há muita violência, muita agressão na música”.
Beatles – Tem uma canção intitulada “She’sleavin’home” (Ela está deixando a casa), enaltece uma jovem que sai de casa, atrás de prazer e alegria no mundo, para fazer o que ela quer.
Bruce Dickinson – Do grupo Iron Maiden (Virgem de Ferro – um antigo instrumento de tortura usado na Idade Média) declarou: “Tortura. Uma loucura total. Eis a nossa música”
DeadKennedys – Em uma de suas faixas, cantam: “Eu mato crianças, eu gosto de vê-las morrer. Eu mato crianças para fazer suas mães chorarem. Esmago-as com meu carro, eu as quero ouvir gritar. Dou-lhes doce envenenado para estragar seu dia dos bruxos”
Frank Zappa – Líder dos “Mothersofinvention” declarou: “Os sons altos e as luzes brilhantes de hoje são instrumentos tremendos para doutrinação. É possível modificar a estrutura química humana com as combinações certas de frequências. Se o ritmo certo faz você balançar o pé, que tipo de ritmo faz você dobrar o punho e bater?”
Gabriel Pensador – Na música playboy ele canta: ‘…apenas mais um motivo pra eu tirar o sarro, sacanear o mendigo é a maior diversão…’ Pouco tempo depois alguns jovens de classe média alta de Brasilia (playboys) atearam fogo em um individuo (indio da tribo Pataxó) que dormia debaixo de um abrigo de ônibus, pensando que era um mendigo… Coincidência?
Gal Costa – o jornal O Estado de São Paulo cita uma declaração dela que o seu disco “Profana” tem muito da sua personalidade: “Esta coisa de irreverência, de liberdade de viver e cantar o que quero, sem preconceito”
Jim Morrison – integrante do “The Doors” declarou: “Somos políticos e eróticos. O que nos interessa é a revolta e a desordem…”
Joelho de Porco – A revista Veja (3l.mai.84) faz a seguinte declaração a respeito do grupo: “O fato é que o ‘Joelho’ sempre faz a coisa com muito deboche e irreverência, do jeito que o rock brasileiro precisa ser”.
John Phillips – Integrante dos “Mamas andthe papas” declarou que qualquer músico, controlando cuidadosamente o ritmo, pode controlar a histeria da audiência. Para provar esta tese cientificamente, eles provocaram um tumulto num show em Phoenix.
Johnny Rotten (Joãozinho Podre) – Líder do grupo Sex Pistols declarou: “Sou um anti-Cristo… Quero é destruir”.
Keith Richard – Integrante dos Rolling Stones declarou: “Nossos verdadeiros seguidores… são os hippies… Todos eles pensam como nós e estão disputando as imoralidades principais desta sociedade de hoje: a guerra no Vietnã, ilegalidade do aborto, e a perseguição dos homossexuais”
Paul Cantor – integrante do “Jefferson Airplane” declarou: “A nova música rock é planejada para alargar a brecha entre as gerações, alienar os pais dos seus filhos, e preparar os jovens para a revolução”
Legião Urbana – no álbum “As 4 estações” tem uma faixa intitulada “Pais e filhos” que diz: “Quero colo, vou fugir de casa…”
Mário de Castro – Baixista e vocal do grupo Cadilaque, declarou: “Nós somos selvagens e nunca seremos um conjunto apenas vocal, tudo certinho. Nosso rock é ser contra, forte, contestador, com agressividade musical”
Ozzi Osbourne – Durante uma reunião executiva da CBS, deu uma mordida na cabeça de uma pomba viva, para que se lembrassem dele daquela maneira, enquanto cuspia os restos na mesa onde estavam reunidos. Durante um show em Iowa, nos Estados Unidos, em janeiro de l982, matou a dentadas um morcego doado por um espectador, cuspindo os restos diante da platéia que delirava com isso”
Raul Seixas – Depois de assistir ao filme “Rock aroundtheclock” com uma turma, fizeram um estrago total no cinema. “…A gente quebrou o cinema todo, era uma coisa mais livre,… eu senti que ia ser uma revolução incrível. Na época eu pensava que os jovens iam conquistar o mundo…” Ele assistiu o filme “A hard day’snight”, dos Beatles cerca de 11 vezes, e “O prisioneiro do rock” nada menos que 28 vezes.10 “…eu usava o rock como revolta, uma revolta irracional. Mas os Beatles canalizaram a coisa, eles mostraram o outro lado de tudo… Influenciado por eles eu comecei a compor…”, “…A gente procurava briga na rua, quebrava vidraça e roubava bugigangas nas lojas, como nos filmes. Eu não gostava muito daquilo, mas como o rock estava ligado a uma maneira de ser (ou pelo menos eu pensava), eu ia na onda.
René Jarrait – ex-integrante do grupo “Menudo” foi apresentado pela Folha de São Paulo (16.dez.84) como “o rebelde do rock”.
Roberto Carlos – compôs juntamente com Erasmo Carlos, em 1966, a música “Quero que vá tudo pro inferno” que rompia com as normas e padrões sociais da época.
Roger – o jornal O Estado de São Paulo, falando a respeito dele (guitarra e vocal da banda “Ultraje a Rigor”): “Esse estilo debochado, irreverente, é a base do rock”.
O PODER DA MENSAGEM SUBLIMINAR III
BackwardMasking
BackwardMasking , é uma técnica usada por musicos e publicitários, para inserir mensagens subliminares em músicas e jingles. A técnica Back Word Masking, se resume em colocar mensagens invertidas em musicas, sendo assim, elas somente serão percepitiveis se a música for executa ao contrário.
Alceu Valença – Na música “Anunciação”, quando executada ao contrário, ouve-se duas mensagens: 1ª primeira:”Tudo isso nós dois…. Domingo de manhã vamos sair e curtir….Anjo sujo é Jeová. 2ª segunda:”Servo, Servo”
Beatles – No final da música “Rain”, percebe-se palavras embaralhadas, mas quando executada ao contrário, constata-se que somente são trechos da música.
Claudinho & Buchecha – Na música “Uma noite e meia”, quando executada normalmente no trecho ouve-se várias vezes “uma noite e meia virando sereia”, porém quando executada ao contrário ouve-se “Arerê é sangue, arerê é do diabo”.
DefLeppard – Uma das mensagens mais nitidas é a que há na música “Rocket”, quando executada ao contrário, percebe-se em vários trechos a frase: “we’refightingwiththegodsofwar” ( “Estamos lutando com os deuses da guerra”).
Eagles – Na conhecidissima música “Hotel Califórnia”, quando executada ao contrário, ouve-se frases de cunho religioso fazendo referências ocultistas, sendo que uma delas é a seguinte frase: “Yes Satan” (“Sim Satanás”).
Engenheiros do Hawaii – Se você ainda tem dúvidas quanto às mensagens subliminares, então preste atenção. Na música “Ilusão de Ótica”, quando executada normalmente no trecho ouve-se ” Ih, não roda assim, não gosto que rode assim….”, porém quando executa ao contrário, ouve – se o seguinte: “Por quê você está ouvindo isto ao contrário, o que você está procurando, hein?
George Harrison – Quando você ouve a música “Mysweetlord”, você pensa que ele está falando de Jesus, porém se você prestar atenção, o coral repete no fundo, “harekrishna” (deus hindú).
Iron Maiden – Na música “Still Life”, Onde o baterista Nico Mcbrain pronuncia em dialeto rasta a frase: “whathosed de t’ingwid de t’ree bonce” (“o que disse o monstro de três cabeças”) e em inglês “don’tmeddlewid t’ingsyoudon’tunderstand” ( “Não brinque com coisas que não entende”).
Led Zeppelin – Na mais famosa música da banda, “StarwaytoHeaven”, foram encontradas várias mensagens: 1ª primeira : “Oh it’smysweetSatan” (“Oh, é meu doce satanás”). 2ª segunda : “The onewillbethe path would make me sadwhosepowerisSatan” (“Único será o caminho que me deixará triste, cujo poder é Satan”). 3ª Terceira : “wish it wouldsnow” (Eu gostaria que nevasse”). 4ª Quarta : “Six,six,six” (“Seis,seis,seis”). Na música “Over the Hills andFar Away” (Led Zeppelin), quando executada ao contrário, pode ser ouvida a seguinte mensagem: “Satan’sreallylord” (“Satanás relmente é o senhor”).
Legião Urbana – Na música “Pais e Filhos”, no trecho “..Fugi de casa, posso…”, quando executado ao contrário, ouve-se a mensagem: “…satanás atinge…”
Menudos – Na música “Não se reprima”, no trecho em que se repete várias vezes “não se reprima”, quando executado ao contrário ouve-se várias vezes “satanás vive”.
Pink Floyd – Na música “EmptySpaces”, quando executada ao contrário percebe-se a voz de Roger Waters falando : “Congratulations, Youhavejustdiscoveredthesecretmessage. Pleasesendyouranswerto ‘Old Pink’, Careofthefunnyfarm, Chalfont…” ( ” Parabéns, Você descobriu a mensagem secreta. Por favor envie sua resposta para o Velho ‘ Pink’ , aos cuidados da engraçada fazenda , Chalfont…”).
Prince – Na música “MyDarlind Nikki”, quando executada ao contrário, percebe-se um coral evangélico cantando sendo que um dos trechos diz: “Hello? How are you? I’m fine, cause I knowtheLordiscomming!” (“Olá, como vai? Eu vou bem, pois sei que o Senhor está vindo!”).
Roberto Carlos – Na música “Guerra do meninos”, no trecho “…Vi minha esperança na voz de um menino que sorrindo me acompanhava…”, quando executado ao contrário ouve-se a 1ª mensagem e no trecho …”onde já marchavam mais de cem….”, quando executado ao contrário, ouve-se a 2ª segunda mensagem. 1ª primeira – ” …O inimigo sim, o mínimo Jeová, essa legião inimiga…” 2ª segunda – ” …E esse diabo vai chamar de novo…”
Raul Seixas – Na música “Maluco Beleza”, quando executada ao contrário, ouve-se nitidamente a seguinte mensagem: “Ih, Jesus tá f*#~ !”. Na música “Mosca na Sopa”, que na verdade é “1 ponto” ou uma cantiga do candoblé e que foi gravada em um terreiro, quando executada ao contrário percebe-se duas mensagens: 1ª primeira: Ele sussura por duas vezes a palavra diabo. 2ª segunda: Ele pronuncia a frase : “Ouça o sinhô zumbi, vai……ocê”
Xuxa – Na música “Meu cãozinho xuxo”, quando executada ao contrário, ouve-se a seguinte mensagem: “Meu Anjo é o Diabo e o mundo tem que ter esse seu amor que recebo”. Na música “Marquei um X”, observe que ela fala três vezes o X (Xis), ou seja, Xis, Xis e Xis, considerando que Xis invertido é Six (Seis em inglês), teremos Six, Six e Six. Esta mesma música quando executado ao contrário, ouve-se a seguinte mensagem: “Jesus é exu, exu é ei”. Na música “Doce Mel”, quando executada ao contrário, ouve-se a seguinte mensagem: “Adore Hare Krishna (deus hindú), afronte Javé”.
Nos Games As mensagens subliminares nos games estão posicionadas de forma tal que passam despercebidas pelos usuários. Quando a criança está jogando, por exemplo, sua visão está focada no centro da ação: os lutadores, os carros, motos, etc. e todo o cenário, como acontece nas Histórias em Quadrinhos, são captados pela visão periférica e vão para o subconsciente. Quando analisei o ‘Duke Nukem’ pedi que a pessoa que estava auxiliando na pesquisa, movesse a ação do jogo não em frente, mas que se detivesse mais vagarosamente nos cantos, nas calçadas, etc. Para nossa surpresa, verificamos que existe uma quantidade considerável de simbologia escondida na região periférica. Muito dessa simbologia remete ao ocultismo, que é o tema principal de mais de 90 % dos games. O mesmo aconteceu quando analisamos ‘Carmageddon’. O nome vem de uma junção de Car = carro, em inglês, e Armagedon, que é a ‘batalha final’ apocalíptica. A placa do carro é 666, que de acordo com o livro de Apocalipse é o ‘número da besta’. Nas paredes estão escritas frases que fazem apologia ao crime. É bom lembrar que este jogo, é um dos três que foram proibidos no Brasil, pelo Ministério da Justiça, mas que pode ser encontrado em qualquer esquina ou camelô, a preço de bananas. O objetivo maior deste jogo é atropelar velhinhas e crianças, que se ajoelham pedindo clemência ante o carro que se aproxima para matá-los. A psicologia, a psicopedagogia e a ciência em geral não tem mais duvidas de que o sadismo virtual faz mal às crianças, adolescentes e jovens. O vício, a passividade, a agressividade e dessensibilização são apenas alguns de seus efeitos mais perniciosos. Citaremos algumas citações sobre alguns jogos: Doom 2: É o jogo em 3 dimensões mais famoso. Ele dá à pessoa que esta jogando, a sensação de que ela esta vivendo a ação, dentro do jogo. No encarte do CD deste jogo está escrito: “Sente-se e relaxe, deixe as legiões te possuir e você descobrira os segredos daqueles que foram antes que você ao inferno e como chegar lá. Nas suas mãos pequenas você tem o Nintendo mais mal e perverso, o inferno na terra, desta vez todas as forças do inferno sairão sobre a terra. Para entender este jogo de nintendo você terá que descer às profundezas. O arsenal que pode ser usado pelos jogadores é variado, mas existe a opção de se usar só a serra elétrica, que produz mais sangue. Diablo : No encarte do CD deste jogo está escrito: “Você ira parar em um labirinto com monstros e diabos, você jamais sairá de lá, você entrara em um mundo e será consumido pelo fogo e comido pelos vermes. Bem vindo ao inferno. Eu sou seu senhor – o diabo. Postal: Papai Noel assassino. Um serial killer disfarçado de carteiro é o personagem central de Postal. O objetivo é matar o maior numero de pessoas em diferentes locais de uma cidade -supermercados, ruas e lojas. Mortal Kombat: É um game de luta, onde vale tudo, golpes com pés, mãos e poderes mágicos. O combate só termina com a morte, sempre violenta e com muito sangue, de um dos dois personagens. São golpes cruéis, alguns aplicados mesmo depois do adversário ter sido dominado ou vencido. Neste game, as cenas com sangue são muito comuns.
O estudante de medicina Mateus da Costa Meira, que em Novembro de 1999 estava com 24 anos, disparou tiros de submetralhadora numa platéia de 40 pessoas que assistia o filme “Clube da Luta” num cinema do MorumbiShopping, em S.Paulo. Meira repetiu exatamente as mesmas seqüências que verificamos no game Duke Nuken. Desde a entrada no cinema, no banheiro, a escolha e regulagem da arma, enfim tudo é uma infeliz repetição na vida real do que ele via nas cenas do game. Em sua casa foram encontradas dezenas de provas que Mateus da Costa Meira era viciado além do Crack e Cocaína, em games, dos quais fazia pirataria para conseguir algum dinheiro. Final Trágico: 3 mortos e vários feridos.(Folha de S.Paulo/O Estado de S.Paulo-05/nov/99) Keith Flaig, de 14 anos, apanha uma faca de caça e rasga a garganta de Nicholas Watts, seu melhor amigo. Logo após, pega uma pistola calibre 20 e atira na irmã de Micholas, de 10 anos. Depois vai a procura da mãe do garoto e desfere-lhe um tiro fatal no rosto. Por último, Keith coloca a arma na boca e se suicida. Parece enredo de videogame, mas não é. O crime ocorreu em Portland, uma cidade pacata nos EUA. A polícia só tem uma pista: O jogo de videogame macabro que jogavam no computador. (Revista Veja-24/jan/96). Uma criança jogando Nintendo, seguindo as ordens que, de acordo com ela, eram dadas pelo diabo, do tipo: se quiser prosseguir aperte a tecla 1, etc. e você terá super poderes. O diabo pediu que escrevesse tudo e registrasse para que todos soubessem do seu poder. O menino ateou fogo ao corpo, e ele e o quarto onde estava foi consumido pelo fogo, com exceção apenas do vídeo e o nintendo que ficaram intactos. Disney Em 15/11/65, um homem chamado Walt Disney, revela ser o comprador das terras em Orlando, Flórida . que em 1º/ 07/71, abriria as portas para o mundo como a ‘Disney World’. Walt Disney, o homem que inventou o desenho animado e criador da Disney World, era ateu. Uma reportagem do Dr. James Dopson no programa chamado “Focus in thefamily”, mostra Mickey Mouse apresentando o último vídeo da Disney “Crescendo Homossexual” citando 2 Mickey gays e 2 Minie lésbicas. Através deste vídeo, o porta-voz da Disney convida todos adolescentes a explorar o “maravilhoso mundo da homossexualidade”. Michael Eisner, dono de 60% das ações da Disney, deixou sua esposa em Burbank, Califórnia e casou-se com um homem, em Orlando, na Flórida, em dezembro de 96. Eisner faturou no ano de 1998, US $ 589 milhões (Revista Veja 12.05.99), ou seja, isto representa um salário de quase 50 milhões de dólares por mês ! – A Disney queima incenso todas as 4as. Feiras a tarde. Uma jovem que trabalhava na Disney sentia vontade de suicidar-se. Quando saiu de lá, ficou livre desta sensação. Uma criança queria que a mãe comprasse todos os filmes da Disney, senão ela a mataria enquanto dormia. Mais de 50 mil pessoas que trabalham na Disney são homossexuais. Recentemente a Disney comprou 11 mil acres de terras, para ensinar as técnicas da Nova Era, de Shirley McLane. Thomas Schumacker, diretor dos desenhistas da Disney é casado com um homem. Um menino de 12 anos, nos EUA foi introduzido no satanismo através dos filmes da Disney. Um homem que trabalhou 16 anos na Disney relatou que certa vez arrumando os armários dos donos, no 2oandar, viu dentro deles altares com velas negras e pentagramas (estrelas de 5 pontas), e que, em um pentagrama havia uma capa de fita de vídeo para cada ponta da estrela, consagradas ao diabo, para vender e fazer sucesso. Desde 1996, a Walt Disney World é anfitriã do dia anual de G.L.S (Gays, Lesbicas e Simpatizantes). Os organizadores do encontro retrataram num desenho animado Mickey e Donald , Minnie e Margarida como amantes homossexuais.
Relação de Vídeos com Mensagens Subliminares: Relacionamos a seguir apenas alguns desenhos considerados clássicos. Analisar toda obra da Disney seria uma tarefa que demandaria muito tempo. Porém uma coisa é certa: o exagero na tentativa de divulgar o ocultismo em forma de magia, feitiçaria, encantos, fadas, gnomos, duendes e bruxas é algo que chega a assustar quem desenvolve pesquisas nesta área. Quero lançar o desafio a você que está começando agora a estudar este fato, que você encontre em algum material da Disney alguma citação à Deus ou a Cristo. Você está pronto?
O PODER DA MENSAGEM SUBLIMINAR IV
Branca de Neve e os 7 anões – (Snowwhiteandthesevendwarfs) (83 min. – 1937) Foi a 1ª obra prima de W. Disney – História baseada em conto de ‘fadas’ dos irmãos Grimm. Conta a história de Branca de Neve e sua madrasta, que também é rainha e bruxa e que tenta matá-la, com ciúme de sua beleza. Branca de Neve encontra refúgio na casa de 7 anõezinhos, que trabalham em uma mina. A analogia dos 7 anões com os Gnomos é muito clara. Por que os anões trabalham numa mina subterrânea ? Ora, os gnomos nada mais são que pequenos espíritos que, segundo os cabalistas, habitam nas regiões subterrâneas. Logo se conclui, que o objetivo é passar a idéia que, apesar de muito feios, eles são bons, são protetores e amigos. Foi redesenhado várias vezes por 570 artistas ate se chegar à qualidade desejada. Custou 700 mil dólares (uma fortuna para a época) e ganhou um Oscar especial pela inovação cinematográfica. Este filme inspirou Disney a produzir uma série de outros longas-metragens que seriam clássicos da animação
Fantasia – 135 min. – (1940) Como em quase todos os seus filmes, a Disney prega o mundo da fantasia. A fantasia é uma ilusão, uma mentira. A Bíblia diz que o pai da mentira é o diabo. No chapéu de bruxo do Mickey tem várias estrelas de 5 pontas e meias-luas, antigos símbolos do ocultismo. O destaque é para o camundongo Mickey na cena dedicada à obra de Paul Dukas, ‘O Aprendiz de Feiticeiro’. Mickey termina o filme com um ritual satânico.
Pinóquio – ( Pinocchio ) – 88 min. – 1940 Conta a história de um boneco (marionete) de madeira, preferido de uma fada azul que lhe dá vida, enquanto o construtor de brinquedos dorme. Mas para ser um menino de verdade, precisa vencer o defeito de mentir, o que faz o seu nariz crescer. “Pinóquio é um dos mais perfeitos desenhos animados que W.Disney já produziu ” (Los Angeles Times) – Vencedor de 2 Oscars.
Dumbo – 64 min. – 1941 Conta a história de um elefantinho que, por ter orelhas enormes é humilhado num circo, e é motivo de gozação dos palhaços. Este porém, descobre que pode voar ao abanar as orelhas. O filme mostra uma cena de Dumbo – embriagado – tem um sonho surrealista. Dumbo sonha com elefantes coloridos contando. Você não acha tudo isto muito estranho ? – Dumbo é um dos desenhos que consta de um trabalho recente feito nos Estados Unidos, divulgados pelo Harvard Center for Risk Analysis, pelos pesquisadores FumieYokota e Kimberly Thompson. De acordo com o estudo, a cena em que o elefante usa a tromba para ‘metralhar’ com amendoins os amigos que o importunam, pode passar subliminarmente a mensagem de que é certo reagir a uma gozação com violência. O desenho é considerado um dos maiores clássicos da Disney, e ganhou um ‘Oscar’ com a trilha sonora.
Bambi – 67 min. – 1942 Conta a história de um filhote de veado que fica órfão da mãe, e descobre os perigos da vida na floresta. O personagem é macho porém efeminado. O nome do tímido gambá é “Flor”. É orgulhosamente lembrado como o desenho animado preferido de Walt Disney.
Cinderela – A Gata Borralheira – 75 min. – 1950 História adaptada da obra original de Charles Perrault do século XVII. Conta a história de uma jovem pobre que sonha com um príncipe ‘encantado’ para libertá-la da maldição . da madrasta. Um ratinho é descoberto no porão, e ainda não fala como os outros, amigos de Cinderela, porém quando colocam nele um chapeuzinho e um par de sapatinhos como de duendes, este imediatamente começa a falar. O nome do gato é lúcifer. Cinderela abre a porta do quarto, a luz entra e bate nos olhos do gato que acabara de acordar, e o chama: ” – Lúcifer, venha aqui”. Logo após esta cena, acontece um diálogo entre a Cinderela e o cachorro (Bruno) que acabara de ter um pesadelo com o gato (Lúcifer). Ela tenta convencê-lo que Lúcifer é bom, e diz: “…Lúcifer tem o seu lado bom…” Isto traz confusão na mente das crianças, pois quando os pais estiverem ensinando a respeito de Satanás, o filho que tem a cena gravada no seu inconsciente, diz a si mesmo: “Ora, mas ele tem o seu lado bom”.
A Bela Adormecida – ( SleepingBeauty ) – 75 min – 1959 Adaptada da obra de Tchaikovsky Uma princesa chamada Aurora, sofreu uma terrível maldição lançada por uma feiticeira e cai num sono eterno. Esta maldição só seria quebrada se o príncipe Felipe a beijasse, desde que ele enfrentasse a ira da bruxa Malévola. ” Sua família precisa ter para sempre este tesouro da Disney: O mais famoso clássico cheio de magia e de beleza sem precedentes…” diz o encarte da fita.
A Espada era a lei – (Sword in theStone ) – 75 min. – 1963 Conta a história de uma espada mágica encravada numa pedra, e um desafio tentador: quem tirá-la da pedra, será coroado rei da Inglaterra. Artur, um garoto esperto é ajudado pelo mágico Merlin, de quem torna-se protegido e ‘aprendiz’ e seu assistente Arquimedes. Esta fita lança a terrível bruxa “Madame Min” . Uma cena considerada ‘memorável’ é o duelo de feitiçaria entre Merlim e Madame Min.
Mowgli – O menino-Lobo – ( TheJungle Book ) – 1967 Conta a história de um bebe que é criado por lobos, nas florestas da Índia do séc. XIX. A cobra olha nos olhos de Mowgli e diz: “Olha os meus olhos, eu vou levá-lo para baixo no abismo depois de hipnotizado, e você nunca mais poderá sair de lá”.
Robin Hood – 82 min. – 1973 Quando Robin Hood vai roubar o dinheiro do príncipe João, ele se coloca dentro de uma carroça, se disfarça de cigana, coloca uma bola de cristal e diz que advinha o futuro, tem o zodíaco e fala: “Silêncio, vou fazer conjuros: Espíritos das densas trevas, vem !”. O herói usa uma bola de cristal para chamar o ‘príncipe das trevas’ e faz conjuros com os dedos das mãos, sinais reconhecidos como os mesmos utilizados pelos satanistas para invocar demônios
Bernardo e Bianca – (The Rescuers) – 1977 Conta a história de dois ratinhos que ajudam uma menina a se livrar de sequestradores. Este desenho exibe, numa fração de segundo, a imagem de uma mulher com os seios de fora. A cena acontece aos 28 minutos do filme e é imperceptível em velocidade normal. Os dois ratinhos – engajados em ajudar uma menina a se livrar de seqüestradores – estão viajando sobre um velho albatroz. Na aterrissagem, o pássaro perde altura e passa em frente a vários prédios. As fotos aparecem numa das janelas. A cena de nudez explícita e subliminar no desenho animado amplia suspeitas a respeito da idoneidade moral da companhia e reabre discussões sobre o mau uso da tevê entre crianças. Trata-se de uma técnica subliminar já testada e utilizada no cinema desde 1956. Esta imagem da moça nua foi inserida em apenas dois dos 110 mil fotogramas que compõem o desenho. Estas imagens só podem ser percebidas, se forem ‘congeladas’ no vídeo, ou seja, numa projeção normal a cena torna-se imperceptível. “Pela primeira vez na história da companhia, a Disney admite ter em encontrado imagens subliminares num de seus filmes de animação” (Folha de S.Paulo-15.01.99), conforme um comunicado oficial emitido pela própria Disney em 08.01.99. O prejuízo da Disney com o recolhimento de quase 4 milhões de fitas nos Estados Unidos, chegou a 78 milhões de dólares (Veja-20.01.99).
A Pequena Sereia – (Little Mermaid) – 82 min. – 1989 Conta a história de Ariel, sereia filha de Netuno ‘rei dos mares’, que se apaixona por um príncipe (humano). Na capa do Vídeo existe uma imagem subliminar, ou seja a imagem da coluna do palácio em segundo plano, na realidade é um órgão sexual masculino. Ela quer se tornar uma humana, porém a Bruxa diz para ela, que quer algo em troca: “Eu quero sua voz e sua alma”. Quando a música ( Beije a moça) toca no fundo, há um grupo jamaicano falando palavras africanas, lançando maldições para as crianças que assistem. É um filme pornográfico infantil. O padre que celebra o casamento de Ariel fica excitado.
A Bela e a fera – ( BeautyandtheBeast ) – 85 min. – 1991 A bruxa lança uma maldição ao rapaz, quando este não permite que ela durma no Palácio, transformando-o numa besta. Foi o primeiro clássico animado a receber uma indicação ao Oscar de melhor filme. “Um filme tão extraordinário que recebeu 6 indicações para o Oscar, inclusive a de melhor filme – a primeira recebida por um desenho animado” – diz o encarte da fita. Ganhou dois Oscars: O de trilha sonora e canção.
Aladdin – 90 min. – 1992 História do garoto Aladdin que conta com a ajuda do ‘gênio da lâmpada mágica’ para vencer o temível . grão-vizir e casar com a princesa. Quando Aladdin vem voando num tapete mágico, diz muito rápido: “Crianças boas e adolescentes, tirem suas roupas !”. Uma criança de 5 anos, nos EUA, tirou suas roupas, e quando questionada pela mãe disse que o Aladin havia mandado, a mãe assistiu o filme para procurar esta passagem onde ele dava esta ordem, porém não encontrou, pois a mensagem foi produzida para surtir efeito apenas nas crianças. Quando ele vem voando num tapete ele toma a espada e diz muito rápido: “mate-se, suicide-se”. São mensagens muito rápidas, só percebidas se prestarmos muita atenção ou congelarmos as imagens. Vencedor de 2 Oscars: Melhor canção ( Um mundo ideal ) e melhor trilha sonora
Hércules – 92 min. Conta a história de Hércules, que precisa provar que é um herói a seu pai, Zeus, que de acordo com a mitologia grega, é o maior dos deuses. No filme, o demônio sai do abismo e diz: “Meu nome é Hades, o senhor da morte”. ‘Uma fantasia repleta de magia e ação de proporções olímpicas…’ diz o encarte da fita.
Rei Leão – ( The Lion King ) – 1994 A Revista TIME disse que é o vídeo mais sujo, mais perverso e carregado e de satanismo e violência que a Disney jamais produziu, e que as crianças que assistem este filme hoje, serão os próximos assassinos de amanhã. John Smith (já falecido vitima de AIDS) era homossexual e foi quem criou Scar, o leão afeminado, que no filme anda rebolando. A música cantada por Scar, é de Shirley McLane, uma das maiores divulgadoras da Nova Era, que diz: “Viva a Nova Era, a velha já era”. O babuíno feiticeiro Rafiki diz para o leãozinho que as estrelas vão guia-lo. Alusão clara à Astrologia. Ele diz também, que este não se sinta mal por ter matado alguém . O leão pai (já morto) fala das nuvens com o filho, uma alusão clara à reencarnação. Em 2 cenas diferentes, partículas no ar formam a palavra “SEX”. Esta imagem tem a duração aproximada de 1 centésimo de segundo, e só é possível vê-las quando a imagem é congelada em vídeo. Uma criança de 11 anos nos EUA em 96, assistiu o Rei Leão 12 vezes e depois esquartejou a própria mãe. O irmão mais velho relatou que enquanto o irmão matava a mãe com uma machadinha, ouvia-o falando:- “O vídeo do Rei Leão disse: Eu posso matar você”. Em New Jersey, uma criança de 9 anos, despertava à noite dizendo “Eu vou matar você”. Outra criança disse à sua mãe quando esta cortava carne na pia: “mãe eu quero sua faca. A mãe pergunta para que? A criança responde: – “Eu quero matar você. O Rei Leão disse que eu posso matar você ! “. Na sinopse da capa da fita de vídeo, está escrito: “…saindo das trevas surge seu invejoso tio Scar, que afasta Simba do trono e o leva ao exílio”. Recentemente, no Rio de Janeiro, um jovem foi preso por matar sua própria mãe. No cabo de seu revólver havia um adesivo do Rei Leão. Coincidência? Mufasa olha para as estrelas e diz para Simba, seu filho: “…olhe as estrelas. Os grandes reis do passado olham para nós lá das estrelas, e sempre que se sentir sozinho, procure lembrar que aqueles reis sempre estarão lá para guia-lo. E eu também estarei…” Esta cena faz referência à necromancia (consulta aos mortos). A música “Canyoufeelthelovetonight” é de Elton John, homossexual assumido. O Rei Leão está entre os filmes de maior bilheteria do cinema. É ganhador de 3 Globos de Ouro. Este filme ganhou também 2 Oscars: o de melhor trilha sonora e de canção original. Os atores ErnieSabella e Nathan Lane disseram que os personagens que interpretam (‘Timão’, o siricate e ‘Pumba’, o javali) no filme foram ‘os primeiros personagens homossexuais da Disney a aparecerem na tela (N.Y.Times, 12.06.94).
101 Dálmatas – ( 101Dalmatians ) – 103 min. – 1996 O nome da Bruxa é Malvina CruellaDeVil, porém na placa do carro aparece DEVIL, que significa diabo. No prédio da sua empresa tem uma placa “HOUSE OF DeVIL”, porém na tradução só a . . palavra house foi traduzida, ficando “CASA DE VIL’. Nas escadarias do prédio tem uma estátua de um bode.
Pocahontas – 81 min. POCA = significa Espírito. HONTAS= significa “Do Abismo”. Logo as junção das duas significa “espírito saído do abismo”. A Disney mentiu quando produziu este vídeo, pois distorceu a história real. Pocahontas, a menina índia, tinha apenas 12 anos e não uma mulher sensual como aparece no filme. Ela casa-se com um espanhol, converte-se e morre na Espanha. A Disney não incluiu isto na historia. Pôr que? Uma criança em Minas Gerais, depois de comer os biscoitos da Pocahontas durante um certo tempo, teve seus dentes apodrecidos, no ano de 1996. Pocahontas fala com 1 espírito na árvore. O caule da árvore fica com a forma do rosto de uma velha, que seria sua avó, já falecida há 400 anos. Observe aí a doutrina da reencarnação sendo passada sutilmente as crianças. Árvores com sentimentos e capazes de falar, são comuns na cultura celta, e são citadas em diversos ritos pagãos de feitiçaria. ‘…Pocahontas brilha com toda a glória e magia Disney, diz o encarte da fita.
O Filme “Dogma” Você ainda pode confiar e deixar os seus filhos verem desenhos dessa empresa que diz “prover o melhor em entretenimento familiar” e coloca imagens pornográficas ocultas em desenhos que milhares de crianças assistem todos os dias. Pense nisso!! Comédia sobre temas sagrados provoca protestos de católicos Uma comédia escrachada sobre um tema sagrado. “Dogma”, filme do diretor Kevin Smith, imagina a extermínio da espécie humana para este final de século. Uma comédia de fantasia, na definição de seu diretor, que ri e faz rir da religião católica. O que pensar de um filme em que Deus é mulher e a pessoa escolhida para salvar a humanidade trabalha em uma clínica de abortos? Nos Estados Unidos e no Brasil, a comunidade católica reagiu contrariamente à exibição do filme. A Disney recusou distribuir o filme por meio de sua subsidiária Miramax. Tudo começa quando dois anjos, Loki e Bartleby, condenados a viver para toda a eternidade em Wisconsin (EUA) decidem ingressar na seita de um cardeal charlatão de Nova Jersey. O líder religioso anuncia que quem passar pela porta de sua igreja terá o perdão eterno. Se os dois anjos conseguirem realizar essa tarefa, será a prova de que Deus não é perfeito. Deus, porém, sabe dos planos dos dois. Envia à Terra o anjo Metatron para eleger um humano capaz de evitar a ação dos anjos. A escolha recai sobre Bethany, funcionária de um clínica de abortos. Seres humanos e celestiais empreendem com ela uma peregrinação a Nova Jersey para tentar evitar o feito dos anjos, que levaria ao Apocalipse. Tudo isso misturado a inúmeras alusões a sexo e drogas. Sacrilégio ou um dos filmes mais divertidos do ano? Ofensivo ou hilariante? Crimes Influência do Cinema e TV. Na tarde do dia 16/dez/97, quase 12 mil crianças japonesas foram afetadas pelas cenas de Pokemon, desenho animado que nasceu de um mini-game, virou desenho animado e agora filme no cinema. Do total das pessoas afetadas pelo Pokémon, que é uma junção das abreviatura de Pocket (bolso) e Mon (monster=monstro), 600 precisaram ser internadas em hospitais locais O estudante Vitor Alexandre dos Santos, 21 anos, matou em dez/98, a avó, o tio, a tia e a mãe para cumprir uma missão designada por ‘vozes do além’. Os crimes ocorreram em Mirandópolis (SP) onde morava, e suas relações com “Spawn, o Soldado do Inferno” são muito evidentes. A forma como ele agia lembra o personagem do filme, do qual o estudante anotou um trecho do texto, que depois foi encontrado pela polícia. Spawn estrangulava as vítimas com as mãos . A exumação dos corpos revelou que Vitor quebrou o hióide – osso do pescoço – dos parentes, conforme constatado pela perícia. (Folha de S.Paulo-16/dez/98) Em maio de 99, em Denver, Colorado (EUA), dois jovens abriram fogo contra dezenas de colegas na escola. Tinham idéias nazistas, fabricavam bombas através da Internet, eram viciados no jogo ‘Doom’, e é muito provável que tenham se inspirado no filme ‘Diário de um Adolescente’ estrelado por Leonardo de Caprio, que interpreta um jovem drogado de N.York, que jogava basquete nos anos 60. Num de seus delírios, imagina-se na sala de aula de sua escola, vestido com uma capa preta e matando todos ao seu redor. Coincidência ? Em fev/00, o país assistiu chocado a uma cena brutal. O menino D.J.G, de 9 anos, deu 40 facadas nas costas de sua amiga M.D.N., de 7 anos, enquanto assistia a um programa de TV. O menino disse à polícia que agiu inspirado no filme “Brinquedo Assassino”, que havia visto na televisão uma semana antes. No filme, o boneco Chucky ‘incorpora’ o espírito de um criminoso e passa a matar as pessoas. Trata-se de uma produção americana de 1988 que fez tanto sucesso que teve mais duas Chucky personagem principal do filme “Brinquedo assassino” continuações, uma delas a ‘Noiva de Chucky’. A menina só não morreu porque a faca utilizada era dentilhada. (Jornal da Tarde-10/fev/00, Revista Educação mar/00)Os Power Rangers foram proibidos no Canadá . A Corte Suprema chegou a conclusão que a maioria dos crimes na adolescência era devido a influência deles. Foram criados por uma seita satânica no Japão – Iokamura em 1972. Um garoto estava brincando no Panamá, com os P.Rangers das 8 as 12 hs, quando caiu e começou a retorcer-se. Levantou-se, pegou uma faca e tentou matar o irmão de 2 meses e dizia “No Risentolive” – Não há razão para viver.; conforme a tradução que vai para o Panamá. Crianças no Panamá estão se suicidando por causa dos P.Rangers. Sobre os ‘Pokémon’: Quatro alunos de segundo grau foram presos na Filadélfia, por atacar outros estudantes a fim de furtar cartões com exemplares de Pokémon. Um estudante de 14 anos, foi esfaqueado em Quebec, no Canadá, em uma briga também pelos cartões. Na Carolina do Sul, um menino foi acusado de quebrar uma vitrine para roubar cartões no valor de 250 dólares. (Revista Educação) Influência da Música. São muitos os delitos comprovadamente relacionados não só ao rock , mas aos ritmos dos mais variados que tem surgido nestes últimos anos em geral . A imprensa tem se encarregado de publicar crimes dos mais hediondos, dos mais perversos que se tem noticia. Segue uma lista de alguns destes crimes, noticiados pela mídia impressa e eletrônica: Em Agosto de 1969, Charles Manson e sua gang, chamada ‘a família’ assassinou a atriz Sharon Tate , que estava grávida de 8 meses. Manson , que acreditava ser o próprio Cristo encarnado, cometeu a barbárie de matá-la e a todos os seus convidados, depois de invadir a residência da atriz na Califórnia. O satanista Richard Ramirez, conhecido como Night Stalker (caçador da noite), assassino serial psicopata que aterrorizou a Califórnia na década de 80 (sua prisão foi decretada em Setembro de 1985), tendo matado mais de 14 pessoas e violentar 19 mulheres, se declarou um grande fã do AC/DC, e afirmou matar influenciado pelas letras da banda. Nos locais dos crimes, foram encontradas estrelas de 5 pontas (pentagramas) desenhadas nas paredes. Na casa de uma das vitimas a polícia norte-americana encontrou o boné de beisebol do assassino, com as letras AC/DC. Em San Antônio, Texas, um garoto de 16 anos matou uma tia a punhaladas e contou ápolicia que no momento do crime estava hipnotizado pela musica do Pink Floyd, não podendo sequer se lembrar do ocorrido. Em 12 de abril de 1985, um garoto fanático por heavy metal de 14 anos matou três pessoas. O garoto (que tinha tatuado um grande 666 no peito) informou estar dominado por Eddie (mascote do Iron Maiden) quando cometeu os assassinatos. Em 1987 foi capturado o assassino serial, ocultista e canibal Gary Heidnik. Em sua casa na Filadélfia os vizinhos escutavam heavy metal durante todo o dia. Na madrugada de 06 de Janeiro de l985 em S.Paulo, Roberto Agostinho Peukert Valente, um jovem de 18 anos, quando ouvia música rock tarde da noite, ficou totalmente fora de si, ao ser repreendido pela mãe. Irado, depois de 20 minutos, acabou matando os pais e mais 3 irmãos a tiros e facadas. 07.01.85 – Depois de preso, foi apurado que era aficcionado pelo som das bandas Chilliwack (do Canadá), Yes, Eletric Light Orchestra e Pink Floyd. (Isto É:16.01.85 – Jornal da Tarde:13.07.85 – Folha da Tarde:13.07.85.) Monica Granuzzo Pereira, estudante carioca de 14 anos de idade, foi assassinada por ‘apreciadores’ do Heavy Metal ( rock pesado), que segundo se relatou na época, ouviram vários destes discos antes de cometerem o crime. Os pais do garoto Steve Boucher , que se suicidou com um tiro na cabeça, tentaram processar a banda AC/DC dizendo ser a musicaShoottoThrill a responsável. O garoto se suicidou sentado sobre um poster da banda. Em Fevereiro de 1986, foi encontrado o corpo enforcado do garoto Phillip Morton , enquanto ao fundo o disco The Wall (com a musicasGoodbye Cruel World e Waiting for the Worms ) tocava continuamente. Em outubro de 1984, John McCollum , de 19 anos, se matou com um tiro na cabeça enquanto ouvia Suicide Solution (A solução Suicida), de Ozzi Osbourne. Ele ainda estava com fones de ouvido quando o corpo foi encontrado. (Folha de São Paulo: 23.01.86) Em dezembro de 1985 dois garotos de 18 anos, Raymond Belknap e James Vance , depois de ouvir BeyondtheRealmsof Death (Judas Priest ), foram ao playgroud de uma igreja próxima e se suicidaram com tiros de espingarda. Os pais tentaram mover uma ação contra a banda. Dennis Bartts, 16 anos, de Center Point , Texas informou a um amigo que pretendia encontrar Satan , foi ao campo de futebol da escola e se enforcou na trave enquanto ouvia “Highway do Hell ” (AC/DC) em um walkman . Em 9 de Janeiro de 1988, Thomas Sullivan , 14 anos, fã de Ozzi Osbourne , cortou a garganta da mãe e se suicidou em seguida. Suicídio O suicídio nada mais é que, o ato de tirar a própria vida, ou matar a si próprio, em outras palavras o suicida também é homicida. A prova de que a música rock contribuiu para o aumento do suicídio entre os jovens, é que entre os anos de l952 e l962 o índice de suicídios aumentou 50%. Coincidência? As pesquisas já mostraram que 18% dos suicídios praticados na juventude, entre outros atos de violência, devem ser atribuídos à influência do rock’n’roll. O suicídio hoje já é a terceira causa da morte de jovens e adolescentes, só perdendo para os acidentes e os homicídios. Várias são as referências diretas e indiretas (subliminares) a respeito do suicídio em quase todos os estilos de música, em especial no rock. Citaremos a seguir alguns depoimentos, declarações e trechos de músicas que tratam (ou induzem) sobre suicídio: AC/DC – A faixa “Wanted for Murder” (Procurado por assassinato?) preferida pelo jovem Steve Boucher teria sido a causa de seu suicídio. Anthony Kiedis, integrante do grupo Red Hot Chili Peppers fez o seguinte desabafo no fim de uma ‘tournée’: “…Nunca pensei tanto em me matar como nos últimos tempos…” Blue Oyster Cult – Na música intitulada “Don’tfearthereaper” (Não tema o ceifador) eles aconselham uma jovem que está pensando em suicidar-se: “Baby, tome a minha mão. Não tenha medo de satanás. Baby, tome a minha mão…” no fundo se ouve as palavras “Don’tfearthereaper” sendo repetidas várias vezes. Debbie Harrry – Integrante do grupo Blondie tem uma música que diz: “Morra jovem e fique bonita, não fique velha e feia, você, morra jovem e fique bonita” DeepPurple, a capa do album ‘Abandon’, o título de mesmo nome aparece em vermelho, como se escrito com sangue e a imagem é de um homem saltando de cima de um prédio; em segundo plano, ao fundo vê-se o topo de vários arranha-céus. Elton John – Tem uma canção intitulada: “Don’tshoot me” (Não me mate) e “I’mgonna kill myself” (Vou me matar). Várias de suas canções tem a ‘morte’como tema. Ele próprio declarou: “A morte me preocupa, é verdade. Mas sou também apaixonado pelas melodias tristes, melancólicas. Compondo canções que gostaria de ouvir no meu funeral”. Gabriel Pensador, uma das faixa do album ‘Loura Burra’? ouve-se no fundo: ‘o melhor é se suicidar’. Iron Maiden, a música “Phantomofthe opera” (Fantasma da ópera) eles cantam: “…e você sabe e eu sei que você não vai durar muito…”, na “Anotherlife” eles cantam: “…Mas estou cansado de viver/ Posso terminar tudo hoje”, na “Innocent exile” (Exílio inocente) diz: “Minha vida é tão vazia/ Não tenho motivos para viver…”, na “Killers” (Assassinos) diz: “…Minha hora é chegada/ Surge o chamado da morte um grito quebra o silencio da noite…” em “The Trooper” (O Cavalariano) diz: “…E enquanto eu fico esquecido e sozinho/ sem uma lágrima eu exalo meu gemido de morte”, em “Still life” (Natureza morta) diz: “… Todo sangue da minha vida esta sendo drenado lentamente/ e eu sinto que estou mais fraco a cada dia/ de algum jeito eu sei que logo/ estarei me juntando a eles no fundo da piscina… agora esta claro eu sei o que fazer/ …de mãos dadas então pularemos na piscina/ … oh…nós mergulharemos juntos/será para sempre”, em “Powerslave” (Escravo do poder) diz: “Eu sou um escravo do poder da morte…”, em “Heavencanwalt” (Céu pode esperar) diz: “… É agora que poderia ser um anjo da morte que veio para mim…” Judas Priest – Foi levado aos tribunais por ter induzido dois jovens ao suicídio. Kiss – Tem uma música Intitulada “Destroyer” (Destruidor) que trata sobre suicídio. Um rapaz quando ouvia esta musica deitado no banheiro, sem saber porque quis se matar com uma faca que tinha na mão. (Violence in Rock Music-David Benoite -K7). Legião Urbana – Grande número de músicas da banda fala de ‘fossa’, depressão e desajustamento conjugal. Na canção “Vinte e Nove” eles cantam: “…me embriaguei morrendo vinte e nove vezes…” e na “Tempestade” diz: “…Vem de repente um anjo triste perto de mim…”. A alusão é obvia ao ‘anjo da morte’, uma vez que a Bíblia não faz citação a anjos tristes. A mídia divulgou intensamente que Renato Russo, que estava com aids, já não saia mais de casa, a não ser para cumprir contratos se apresentando em shows e que, recusava se alimentar. Por acaso isto não é suicídio? Metallica – A maioria de suas melodias celebra o suicídio, o ódio e a desesperança. Em muitas canções da banda, a morte é a única escapatória num mundo de banalidade enegrecida. “Tingindo-se até a cor preta”, do seu álbum “Cavalga no relâmpago”, elogia a morte como uma amiga bem vinda num mundo de frustação, dor e fracasso.Satanismo:B.Larson. A musica ‘Fade to Black’ diz: ‘I havelostthewilltolive, simplynothing more togive. Thereisnothing more for me, needtheendto set me free’. ( Eu perdi a razão de viver, simplesmente não tenho mais nada a dar, não existe nada mais para mim, preciso do fim para me libertar). Motor City’sBurning – Tem uma música que diz: “Sirva seu país no seu suicídio; ache uma bandeira para dar “tchau”, mas antes do fim, traição talvez valha a pena” Ozzi Osbourne – Tem uma música intitulada “Suicide Solucion” (Solução suicida). Conforme noticiado no jornal Folha de São Paulo de 23.jan.86, o jovem John McCollum de 19 anos foi induzido ao suicídio por esta música. O Institute for Bio-AcousticsResearch, que foi contratado para fazer uma avaliação desta musica concluiu que a mensagem em ‘backwardmasking’ diz: ‘Whytry, whytry? Getthegunandtry !Tryit !Shoot! …Shoot !’ (Por que não tentar ? Pegue uma arma e atire !Atire !) Van Halen – Em uma música intitulada “Jump’ (Pula) ele fala sobre suicídio.6 CALAZANS, Flávio Mário de Alcântara. Propaganda Subliminar Multimídia. 2. edição, São Paulo, Summus Editorial, 1992. (Coleção Novas Buscas em Comunicação, vol. 42) —-. Teoria da Comunicação Subliminar. Trajetória e questões contemporâneas da publicidade brasileira; org. por J. B. Pinho. São Paulo, Intercom, 1995. p.147-161. —-. Subliminal for a new world .Comunication for a new world: brasilian perspectives; editedby José Marques de Mello. ECA-USP , 1993. p.77-87. —-. Propaganda Subliminar Multimídia. Anuário de Inovações em Comunicação e Artes. ECA-USP, 1991, p.343-353. —-. As mensagens subliminares nas histórias em quadrinhos. Leopoldianum.Unisantos , 18 (51) : 47-50, 1991. (ACHEI ESTE BELO TEXTO NA NET E NÃO CONSEGUI IDENTIFICAR A AUTORIA, MAS É MUITO INSTRUTIVO PARA OS ESTUDIOSOS DO COMPORTAMENTO HUMANO).




Deixe um comentário